O que é Poluição Luminosa (PL)?


Porque o céu de Brasília não tem mais tantas estrelas?
Porque quase ninguém lembra como é a Via Láctea?
Porque temos que usar cortinas "black-out" para conseguir dormir com o quarto escuro mesmo durante a noite?

Ah, isso é o preço a pagar por vivermos em uma grande cidade que tem boa iluminação pública!

MENTIRA!

A maioria da população se conforma com a Poluição Luminosa (PL), exatamente como nos conformávamos com a poluição do ar e dos rios nos anos 70 e 80, um preço a pagar pelo desenvolvimento. No entanto, evitar a PL é muito mais simples e barato do que fazer carros não poluentes, ou tratar os esgotos. Muito mais simples e barato do que a própria iluminação pública, mas poucos sabem disto.

Sim, a PL poderia ser facilmente evitada, se os responsáveis pela iluminação pública soubessem o que estão fazendo, e tivessem esta preocupação ambiental. Os custos de evitar a poluição luminosa seriam baixos, comparados aos custos envolvidos na iluminação pública como um todo.

A luta contra a PL é a luta pela QUALIDADE na iluminação pública. A CEB vem investindo de forma pesada em QUANTIDADE DE LUZ, isso nós todos vemos. Mas e a qualidade? Porque as luminárias não são feitas e instaladas de forma a iluminar o chão, e somente o chão? Porque somos ofuscados pelas luminárias de iluminação pública, que ao nos jogarem luz na cara, prejudicam a visualização do que está à nossa frente?

Eu ia dar uma breve explicação sobre o que é Poluição Luminosa, mas encontrei tantas explicações, tão bem feitas, que por enquanto apenas vou listá-las aqui.

"Mas que coisa mais chinfrim!"... pode ser, mas o trabalho de mostrar o que é PL já foi feito tão bem por estes aí  dos links, porque vou me dar ao trabalho de fazer o mesmo trabalho de novo? Vou FOCAR minha atenção no que ninguém fez ainda, um levantamento da situação da PL no DF e arredores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Poluição_luminosa
http://www.silvestre.eng.br/astronomia/polumin/
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=50&id=632